domingo, 1 de maio de 2011

O Que é Justiça?

Nesta madrugada o mundo recebeu a notícia, pelo próprio Presidente Obama, de que Osama Bin Laden, o maior terrorista desta última década, está morto.
A reação dos americanos foi polêmica, pois, logo depois do anúncio oficial, uma verdadeira multidão reuniu-se em pontos importantes dos EUA, como a Casa Branca e o Marco Zero, local onde ocorreram os ataques de 11 de setembro.
Fiquei incomodada com a festa da população. Não porque ache que a morte de Osama foi uma coisa triste, ou porque ache que mesmo ele não merecia. Me incomodou porque a vingança parecia o objetivo maior da vida de todos. Me inocomodou porque os americanos não lembram das famílias muçulmanas que também sofrem
com a guerra.
O que me pareceu foi que a morte do inimigo número 1 da américa veio mais para "lavar a alma" daqueles que perderam seus entes queridos, do que propriamente evitar novos ataques.
Algo que me pergunto, neste momento, é no que exatamente isso muda a vida das pessoas
que perderam seus familiares no atentado. Tudo bem, a sensação de "justiça foi feita", imagino eu, deve aliviar o sentimento de dor, mas isso vai trazer as pessoas amadas de volta?
Será que foi mesmo justiça?
Será que isso não é mais ruim do que bom?
E as consequências desta morte?
E os muçulmanos, que continuam no
olho do furacão, ao contrário dos americanos?
Afinal de contas, o que é justiça?
Justiça é castigar um monstro, de forma tão violenta quanto o próprio?
Justiça é justiçar com as mesmas armas?
O que é isso, meu Deus? O que queremos?
Será que a humanidade está assim, tão perdida?????
O que significa Justiça?
Resposta:
Classificação morfossintática:
- [justiçar] verbo presente do indicativo 3a pes singular .
- [justiçar] verbo imperativo 2a pes singular .
- [justiça] substantivo fem singular .
Sinônimos: correção verdade legitimidade direito competência correiçãoimparcialidade
sensatez virtude o certo a quem merece .
Antônimos: injustiça trapaça simulacro insensatez desequilíbrio tripúdio .






Antônimo de justiça:
Tripúdio.

4 comentários:

  1. Qual é a segunda blogueira?

    Meu deus, vocês não existem!

    Eu voltarei aqui sempre!

    ResponderExcluir
  2. Vou deixar que ela mesma se apresente.
    Muito Obrigada querido!
    O que nos motiva a fazer o blog são os nosso leitores!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto!
    Era este o sentido da minha não concordância com essa "festa" que tentei explicar, em vão, para um amigo estadunidense nativo.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. A segunda blogueira tem que criar vergonha na cara e postar mais...
    Volte sempre sim Guilherme, a gente adora!

    E eu concordo com a Nanda, foi vingança sim.
    O "Tio Sam" estava ferido no ego, e agora está por cima novamente.

    ResponderExcluir

Faça duas blogueiras felizes: comente este post!