sexta-feira, 4 de março de 2011

Expedição pode entrar para a história do alpinismo brasileiro

Carlos Eduardo Santalena e Rodrigo Raineri, alpinistas da agência Grade6, já estão prontos para o Projeto Everest 2011. No dia 1° de Abril eles partem para a expedição em que pretendem realizar dois feitos inéditos: Santalena quer se tornar o primeiro brasileiro a descer  do cume voando de paraglider e Raineri, o mais jovem do país a alcançar o topo do mundo, com 24 anos.
“Me sinto bem preparado e muito motivado para esta empreitada já que participei dos três anos de treinamento completo e fui a base do Everest por duas vezes olhar para ele.“ Contou Santallena para mim em entrevista por email: “Sinto um pouco de ansiedade que julgo ser natural mas nada que esteja me atrapalhando. Estou curtindo e vivendo intensamente cada passo dado e estou muito feliz em poder participar”.

Superação
Acompanhando os alpinistas estará Carlos Canellas, um aventureiro, que após um grave acidente quase perdeu os movimentos do braço. “Ele disse ao médico na mesa de cirurgia que iria escalar o Everest nem que tivesse que colocar um gancho no braço.” Após três anos de treinamento, sem perder a motivação, Canellas atualmente com 37 anos, conta os dias para alcançar seu objetivo.

O topo do mundo
O pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu)
ou Chomolangma (mãe do universo).
O Everest com 8.850 m, situado na cordilheira do Himalaia, entre o Tibet e o Nepal, é a montanha mais alta do mundo. Idealizada por Rodrigo Raineri, 41, um dos alpinistas mais experientes do Brasil, a escalada estilo Expedição, terá o apoio de carregadores, oxigênio suplementar e acampamentos intermediários. O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada, caminho escolhido para o projeto. A subida ao cume será feita durante a noite, de forma que a decolagem de paraglider seja realizada nas primeiras horas da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça duas blogueiras felizes: comente este post!