segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Elucubrações


"Novo Aurélio? Mas, o livro era tão velho..."
        Sempre gostei de palavras. De sentir as palavras. Cada sílaba, cada acento, cada respiração entre uma e outra. Mas, é a definição que realmente me seduz. Aquelas filhas do latim deveriam ser pronunciadas com especial respeito. São senhoras mortas (coisa muito triste uma língua morrer).
        Usar bem as palavras é um dom, um charme concedido a poucos. Não me refiro a seres que exigem ser chamados de “doutores”, que fazem escorrer expressões desconhecidas de suas bocas, usadas para disfarçar a sua (pouca) inteligência. Respeito os que têm o dom do discurso, conhecem o alfabeto. Que acariciam nossos ouvidos com belas palavras, todas perfeitamente alinhadas dentro da frase. O resultado soa quase musical, harmônico.
        Foi da minha mãe que herdei essa paixão. Há alguns anos folheava, encantada, o maior livro da pequena biblioteca que ela mantém em casa. Não entendia o título: Novo Aurélio. Novo? Mas, o livro era tão velho...
        Folhear as páginas era pura magia. O repuxo daquele mar de verbetes me levava cada vez mais, e eu adorava exibir meus conhecimentos linguísticos.
 “Professora, não pude vir a aula ontem porque tive deutergia; gosto de ler livros históricos para não cometer anacronismos; queria ter a pele lioderme como a sua.”
        Era especialista também em xingamentos: ximbute, mentecapto, energúmeno, primata... Só parava quando as ameaças de defenestração da sala de aula começavam a se tornar sérias. Então, antes que considerem minhas tão amadas palavras um colóquio sonolento para gado bovino repousar, encerro minhas elucubrações, torcendo para não ter sido prolixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça duas blogueiras felizes: comente este post!